quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CCF (Certificado de capacidade física)

Um dos itens que eu fiquei de explicar antes de começar as aulas práticas, é o CCF, que como o título já diz é um certificado de capacidade física para os "candidatos a piloto" (como um SGT me chamou lá no hospital aheheuheue), e consiste numa bateria de exames, em que os médicos avaliam se você está apto para voar ou não, eu fiz na junta especial de saúde do Hospital da força aérea brasileira, e provavelmente tem em vários estados, sei que tem no HASP em SP, no CEMAL em RJ, e também pode ser feito com médicos credenciados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
   Que que os caras fazem contigo? Bom, vou responder no meu caso, pois não sei bem como funciona no HASP/CEMAL, vou responder no caso do HFAB, mas o que vou falar antes é algo que pode valer pra qualquer hospital: CHEGUE CEDO, mas bem cedo mesmo, pois são vários exames e pode chegar uma galera bem grande na sua frente.
   Algumas das principais recomendações do HFAB é ficar 12 horas de jejum por causa do exame de sangue que eles coletam de você, ficar 14 horas num ambiente sem ruído intenso.(importante também galera, nada de musica alta no fone de ouvido, e se puder feche o vidro do carro quando for o caso). Eu tive que levar algumas coisas por fora pra poder iniciar o exame: O cartão de vacinas atualizado (Febre amarela, hepatite B e anti-tetânica), caso não esteja atualizado o hospital aplica em você de uma vez tres doses (como aconteceu comigo) e você vai e entrega o cartão de vacinas, levei a radiografia da arcada dentaria (exame panorâmico) e um potinho padrão contendo urina.
   Vamos aos exames...O primeiro como eu já disse é o de coleta de sangue, o cara vai lá bota uma agulha na sua veia e pega seu sangue, rapidão e não doi muita coisa não e você também entrega o vidrinho de urina.
Odontologia= É uma visita rápida a um (a) dentista pra ver as suas condições odontológicas sanitárias (se tu escova bem ou não) e "visuais" (se ta faltando dente na boca e tal)

Eletrocardiograma= É um exame que verifica o seu coração, não sei bem qual é o parâmetro pois nunca fiz esse exame, mas colocaram uns pregadores na minha canela, umas ventosas no meu peito e a enfermeira apenas pediu para eu relaxar e soltar os musculos do corpo e fechar os olhos, e uma máquininha começa a imprimir um gráfico que eu não sei ler aquilo rsrsrs.

Fisiologia = Me pesaram, viram o diâmetro do meu bucho, me mediram, depois fiz uma entrevista com um médico que me perguntou se eu fumava,bebia, se eu praticava esportes, depois ele mediu minha pressão e pediu pra eu fazer 10 agachamentos, depois mediu minha pressão de novo e mediu meus batimentos cardiacos.

Audiometria (Importante)= Fiquem espertos a galera do Headset em volume alto (como eu) pois esse exame você fica numa cabine fechada e com um headset no ouvido (coincidencia hein rsrsr), e você começa a ouvir apitos em cada lado do ouvido, de frequencia e intensidades diferentes e você deve levantar o braço do lado em que ouviu o barulho (tem uma hora que é beeeeem baixinho mesmo)

Oftamologia = Ler um quadro com letrinhas bem pequenas de longe com cada olho e foi me passado um teste de daltonismo (um quadrado com um circulo e um numero no qual você deve identificar que numero ta escrito, fácil né? pra quem é daltonico nao...)

Otorrinolaringologia = 3 exames em 1, o cara da uma olhada na sua garganta pede pra você falar "AAAAA", olha seu ouvido e seu nariz, só isso.

Radiografia = O médico tira um raio- x do seu tórax (não sei como me sai....)

Eletroencefalograma = kkk eu tinha medo desse nome, pensava que era cirurgia ou algo assim, mas é tranquilo tranquilo, eu não tenho certeza mas botam vários eletrodos na sua cabeça (são ventosas não se preocupe, nao é furar a cabeça.) e a médica me pediu para fechar os olhos, depois começar a respirar como se eu tivesse cansado, depois respirar pelo nariz porém com a boca aberta, depois pediu pra eu abrir e fechar os olhos novamente, e é isso. Só tem um probleminha..., tirar o gel que tem dentro da ventosa da cabeça rsrsrs agua nao resolve hein.

Psicotécnico= EU JURO QUE EU QUERIA SABER O QUE VÃO FAZER COM MEUS DESENHOS. kkkk brincadeiras a parte o exame psicotécnico consiste numa sééérie de questionarios, depois uns desenhos que você deve fazer e um exame de lógica, nesse questionário tem perguntas como: Você teve uma infância feliz?, você tem pesadelos?, você urina na cama? (rachei com essa), depois a psicologa pede uma série de desenhos, no meu caso ela pediu: Uma casa, uma arvore, um garoto e uma garota (não vale desenhar paltitinho, mas tambem nao precisa ser desenho tipo mangá u.u) e o exame de lógica é apenas um "complete o que ta faltando"

Depois dessa bateria de exames, você deve aguardar o parecer da junta de saúde e só assim ver se você está apto para o vôo ou não, outro detalhe é que existe o CCF de segunda classe e o CCF de primeira classe, o de piloto privado é o de segunda classe e o Comercial, Primeira Classe que exige um pouco mais da pessoa. No mais Boa sorte pra quem fizer!

9 comentários:

  1. Oi,meu nome é Sândilla e pretendo seguir a mesma carreira q vc...parabéns pelo seu site me ajudou bastante...Você poderia me responder algumas dúvidas?
    Bem..eu sou mulher e tenho 18 anos completo,li algumas informações e vi que para fazer o curso de ciências aeronáuticas devo ter a carteira de reservista (no caso gostaria de saber se você sabe como posso consegui-la) e também a CCF (eu devo fazer este exame antes ou a universidade irá providenciá-lo..etc) Obrigada..e Parabéns pelo site! bjs

    ResponderExcluir
  2. Sândilla ,primeiramente obrigado por ler meu blog, essa carteira de reservista é a que você obtém pegando dispensa do serviço militar, indo na junta mais próxima de você, ai eles emitem pra você uma espécie de certificado de reservista ou "carteira" de reservista (: espero ter ajudado bjos

    ResponderExcluir
  3. olá exigem estatura???
    qual é o mínimo?
    oq seria interessante fazer 1º
    -a faculdade ciencias da aeronautica
    ou
    -cursos de pilotagens aplicados por aí
    para eu poder ser um piloto de avião

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, desculpa pela demora na resposta, mas assim... da uma olhada nesse link aqui da própria ANAC, que fala quais são os requisitos parar tirar o CCF

    http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbha/rbha067.pdf

    Quanto o interessante cara, isso ai varia do seu dinheiro e da sua "pressa" digamos assim, eu mesmo prefiro começar do zero, voando no aeroclube, a faculdade ela só te da DIPLOMA e não hora de voo. Porém é interessante fazer sim a faculdade de Ciências Aeronáuticas porque é um diferencial na hora da contratação pra linha aérea, eu mesmo pretendo fazer só depois que checar a carteira de PC (piloto comercial)

    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho q a carteira de revista é so para homens

    ResponderExcluir
  6. não me pediram nem casa nem arvore, me deram 2 testes: o primeiro foi de encontrar figura e risca-las e o segundo teste foi o do palitinho. fui reprovada nesse palitinho ai, quero saber como passar nele. e tambem quero saber quanto vou ficar de molho pra poder fazer o CCF outra vez e onde é melhor pra fazer.

    ResponderExcluir
  7. eu queria saber para virar piloto de aviao e melhor entar na aeronaltica ou começar no aeroclub eu to em duvida,anac ta fazendo bolsas de estudo para quem nao tem codiçao finanseira

    ResponderExcluir
  8. Fui reprovado no psicotécnico. Alguém sabe como é a reavaliação deste teste.

    ResponderExcluir
  9. oi gostei muito do seu blog, mais queria saber se isso é feito antes ou depois do curso de piloto, e também ele serve para o curso de comissario de vôo...?

    ResponderExcluir